programa
conceito
projetos
produtos
realização
apoio
implantação

Mostras das ideias

Exposições de peças e obras combinadas com recursos multimídia, visual-plástico, fotográfico, fílmico, auditivo, digital e de terceira dimensão, que satisfaça um novo conceito de curadoria para privilegiar a leitura sensorial.

As mostras são itinerantes de acordo com a necessidade de se contemplar as comunidades mais desintegradas da vida cultural e produtiva do país. Essas localidades são mapeadas a cada edição.

A definição de datas e de localidades, onde as mostras são editadas, deve coincidir com as oportunidades de arranjos produtivos locais que estejam em desenvolvimento no país e de eventos em outros países.

O objetivo é formar novas relações favoráveis à vida social, política e da produção no país, ajudando a corrigir desproporções entre indivíduos e classes, através da melhoria da qualidade de apreciação da população sobre o que é nosso. A nova curadoria intervém na atitude do visitante, com a preocupação de não deformar, mas dirigir a ideia original que faça derivar outras ideias, novas ações, não apenas reações.

O visitante sente e pensa o pensamento e o sentimento, sem deixar de emocionar-se e de intuir, porém, buscando algo mais. Sejam quais forem as suas emoções durante a apreciação dos objetos materiais ou imateriais da mostra, o visitante organiza as ideias, reflete e faz ciência quando finalmente participa dos laboratórios das ideias, projeto vinculado ao das mostras deste programa.

 
NOOS BR| Paula Watson 2003